Uma das abordagens que utilizo no atendimento clínico é a Arteterapia. Você pode se perguntar qual seria a utilidade ou em que agregaria uma psicoterapia baseada em recursos artísticos e expressivos.
Você pode imaginar que o melhor seria um método convencional, baseado apenas no recurso narrativo por meio da fala, e que não haveria razões lógicas para se dispor ao desconforto de experimentar outras formas de expressão. Afinal, para que você se daria a este trabalho, se a fala já é o recurso habitual e comumente utilizado nesses processos.
O que é desconhecido ou inabitual pode gerar desconforto sim, mas também pode gerar resultados diferentes daqueles já identificados. Sair da zona de conforto pode ser desafiador, mas também mais rico, afinal, no mínimo você irar experienciar outras possibilidades criativas e expressivas.
Pensando nessas questões, eu listei abaixo quatro finalidades dos recursos expressivos.
Vamos a pergunta: Para que serve terapia com recursos artísticos e expressivos?
Para expressar sua narrativa, sentimentos e emoções por meio de uma linguagem mais fluída, espontânea e criativa;
Para se escutar para além do que é possível falar e pensar a respeito de si. Por meio de técnicas expressivas e artísticas é possível chegar em outras camadas de autopercepção;
Para se abrir para possibilidades mais criativas de compreensão e, com isso, estimular o seu potencial criativo de ação;
Para trazer para fora, dando uma forma, àquilo que está dentro, no espaço interno. Se esse sentimento ou situação ganha uma forma, é possível estabelecer um diálogo com esta forma/sentimento/situação.
Se inscreva para receber meus artigos e outras doses de afeto.
Contato
(21) 99750-4164
Endereço
Rua Conde Lages, 44, Glória
Rio de Janeiro – RJ
(400m do metrô da Gloria)
raqueltrindadeandrade@gmail.com