Contos do Deserto: as histórias da tradição oral sufi à luz da Psicologia Analítica
Tales from the Desert: the stories of the Sufi oral tradition in the light of Analytical Psychology
Raquel Trindade Andrade¹
Resumo: Este trabalho aborda a temática dos contos de tradição oral, em especial sua função na tradição Sufi. O objetivo é lançar um olhar sobre os chamados contos de ensinamento pela ótica junguiana. O problema levantado é oriundo da seguinte pergunta: Os contos de ensinamento da tradição Sufi podem ser utilizados como recurso terapêutico na perspectiva da Psicologia Analítica? O estudo investiga a questão a partir do quadro teórico e conceitual dessa perspectiva, especificamente em referência às obras de Jung e Von Franz que abordam a temática dos contos de fadas. A referência utilizada não se furta ao diálogo com alguns autores que se relacionam com o campo da arte-educação e com a perspectiva sufista sob a ótica de Idries Shah. Os procedimentos metodológicos utilizados são a pesquisa bibliográfica e documental. Em conclusão, afirma-se que os contos de ensinamento da tradição Sufi são um importante recurso terapêutico, porque possibilitam o que Jung denomina de “função transcendente”. Os símbolos presentes na narrativa podem mediar o diálogo entre o consciente e o inconsciente, podendo proporcionar outros estados de consciência, por meio de uma saída criativa para a problemática pessoal.
Abstract: This work addresses the theme of tales of oral tradition, in particular their function in the Sufi Tradition. The aim is to look at the so-called teaching tales from a Jungian perspective. The problem raised comes from the following question: can the teaching tales of the Sufi Tradition be used as a therapeutic resource from the perspective of analytical psychology? The study investigates the issue from the theoretical and conceptual framework of Jungian Psychology, specifically in reference to the works of Jung and Von Franz that address the theme of fairy tales. The reference used does not shy away from the dialogue with some authors who are related to the field of art education and the Sufi perspective from the perspective of Idries Shah. The methodological procedures used are bibliographical and documentary research. In conclusion, it is stated that the teaching tales of the Sufi Tradition are an important therapeutic resource, because they enable what Jung calls the “transcendent function”. The symbols present in the narrative can mediate the dialogue between the conscious and the unconscious, and can provide other states of consciousness, through a creative way out of personal problems.
¹ Assistente Social, arteterapeuta, escritora. Assistente social pela UERJ; pós graduada em Serviço Social e
Saúde; mestre em Políticas Públicas e Formação Humana – PPFH/UERJ; arteterapeuta pelo INCORPORAR-TE;
especialista em Psicologia Analítica pelo IJEP. Arteterapeuta filiada à AARJ – 1154/122. Lattes aqui
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